Mais de 900 mil brasileiros não sacaram abono do PIS/PASEP. 7 são de Lagoa Grande

Em Pernambuco, mais de 17 mil pessoas ainda não sacaram o abono salarial do PIS/Pasep, referente ao ano base de 2014. O benefício de R$ 880 pode ser retirado até o dia 29 de dezembro por quem trabalhou pelo menos dois meses com carteira assinada em 2014, com vencimento mensal médio de até dois salários mínimos. O prazo para saque termina hoje (29). No estado, 28.207 pessoas tinham direito ao abono, das quais 10.512 retiraram o benefício até o dia 29 de novembro.

Segundo o ministério, é comum os atendentes bancários pensarem que se trata do benefício referente a 2015 e, após checar os dados do trabalhador, informar que ele não tem direito ao saque. Nesse caso, a orientação é explicar que se trata do abono salarial do ano-base 2014. Caso ainda assim os dados não sejam localizados, é possível pedir para fazer uma atualização cadastral no próprio banco.

Se somados, todos os benefícios não sacados chegam a R$ 15,5 milhões. Para saber se tem direito ao abono, trabalhador deve informar o número do CPF ou do PIS/Pasep e data de nascimento no portal portal do Ministério do Trabalho. Também é possível se informar pelo telefone 0800.726.02.07 e pela Central de Atendimento Alô Trabalho, do Ministério do Trabalho, pelo número 158.

Para conferir a lista completa abra o link: Abono Salarial.

O superintendente regional da Caixa, Paulo Nery, explicou que quem é correntista da Caixa já teve o abono creditado. Quem não é, precisa ir a uma agência da rede, como casas lotéricas, e fazer o saque do benefício. “É importante lembrar que o PIS e o Pasep são pagos de acordo com as informações prestadas pela empresa empregadora. Caso a empresa não tenha informado os dados corretamente, o trabalhador deve procurar o setor de Recursos da própria instituição, para regularizar-se”, disse.

Os dados sobre os empregados devem ser informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais). Como no dia 30, data-limite para o saque, não haverá expediente bancário, quem possui Cartão Cidadão com senha registrada pode sacar o dinheiro em caixas eletrônicos da Caixa Econômica Federal e em casas lotéricas.

 Pasep

Os servidores públicos que têm direito ao Pasep precisam verificar se houve depósito em conta. Caso isso não tenha ocorrido, devem procurar uma agência do Banco do Brasil e apresentar um documento de identificação. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800.729.00.01.

Everaldo

Licenciado em Física pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano. Professor de matemática e física do Ensino fundamental e médio da rede estadual de Pernambuco. Jornalista registrado sob o número 6829/PE, o blogueiro Everaldo é casado com Amanda Scarpitta e pai de duas filhas lindas, Kassiane e Kauane. O foco principal do blog é informação com responsabilidade e coerência, doa a quem doer!

Você pode gostar...

Deixe um comentário