Blog do Everaldo e jornalistas de diversas partes do Brasil conheceram cooperativas de Petrolina

Jornalistas de diversos veículos de comunicação, com abrangência em Pernambuco e em âmbito nacional, participaram do 2° Intercâmbio de Jornalistas, oferecido pelo Sistema OCB/PE. O intuito do evento era de levar os profissionais da imprensa para conhecerem empresas, que funcionam da forma administrativa de cooperativas, localizadas na cidade de Petrolina, no Sertão do estado.

Boa parte das cooperativas da cidade servem de referência a nível nacional com produtos exportados para países da América do Norte e Europa. A forma como as empresas conseguiram o patamar de qualidade, colocando Pernambuco no cenário mundial de exportação, foi um dos temas em foco do Intercâmbio, que contou com vários profissionais da comunicação nos dias 10 e 11.

A Coopexvale.

A empresa Coopexvale, trabalha com exportação de uva, apresentou o processo de colheita e como a instituição conseguiu se adequar aos diversos quesitos do mercado internacional para se firmar nos principais países compradores da fruta. No Intercâmbio também está agendado a ida até os parreiras, onde as uvas são colhidas.

Fundação em 24 de abril de 2004, a Cooperativa de Produtores Exportadores do Vale do São Francisco possui um processo de seleção de produtos, com um controle de qualidade minuciosos. Na certeza de estar entregando mais do que frutos, mas também o valor do vale e seus produtores. A cooperativa mantém um processo que garante o abastecimento durante todo o ano.

A Sicredi do Vale do São Francisco

Os comunicadores visitaram a Sicredi do Vale do São Francisco, cooperativa do ramo crédito. Lá, os gestores da cooperativa explicarão como os juros baixos das agências estão atraindo os brasileiros, expondo o sucesso de um dos principais ramos do cooperativismo no Brasil, superando as transações em bancos privados.

A SICREDI VALE DO SÃO FRANCISCO foi fundada em 15 de julho de 2000 na cidade Petrolina, no estado do Pernambuco. Criada por um grupo de médicos que pretendia, através da criação de uma cooperativa, proporcionar assistência financeira a seus associados. Hoje é uma das 122 Cooperativas de Crédito filiadas ao Sicredi.

A princípio a cooperativa era voltada apenas para profissionais da área da saúde, mas hoje a SICREDI VALE DO SÃO FRANCISCO está aberta para todos aqueles profissionais que buscam, não somente o seu próprio desenvolvimento econômico, como o de toda sociedade.

A Coana

Outra cooperativa que recebeu o público jornalístico foi a Cooperativa Agrícola Nova Aliança (Coana), fabricante do Suco de uva Terra Sol. A fruta do produto é conhecida por ter um fator antioxidante cinco vezes maior do que qualquer uva no mundo, sendo um diferencial para o produto da região.

A Cooperativa Agrícola Nova Aliança – COANA foi fundada em 2005 com o objetivo de fornecer uvas finas de mesa para os mercados mais exigentes, focando nos diferenciais em toda cadeia, desde a produção até a entrega do produto, passando por uma logística eficiente, cadeia de frio estruturado e informações precisas. A experiência adquirida durante vários anos de operação tem nos levado ao aprimoramento cada vez maior da nossa proposta de negócio.

A Unimed do Vale do São Francisco:

A Unimed é o maior sistema cooperativista de trabalho médico do mundo e também a maior rede de assistência médica do Brasil, presente em 83% do território nacional. O Sistema nasceu com a fundação da Unimed Santos (SP) pelo Dr. Edmundo Castilho, em 1967, e hoje é composto por 360 cooperativas médicas, que prestam assistência para mais de 19 milhões de clientes em todo País.

Tudo começou em 1991, quando um grupo de um pouco mais de trinta médicos da cidade de Petrolina decidiu, motivados por cooperados da Unimed Recife, fundar a Unimed Petrolina. Vários já participavam da Unimed São Francisco situada na vizinha cidade de Juazeiro, em funcionamento desde 1989.

COOPERATIVAS se mantêm FORTES em tempos de crise.

 

 

 

Veja algumas fotos do 2° Intercâmbio de Jornalistas.

   

Everaldo

Licenciado em Física pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano. Professor de matemática e física do Ensino fundamental e médio da rede estadual de Pernambuco. Jornalista registrado sob o número 6829/PE, o blogueiro Everaldo é casado com Amanda Scarpitta e pai de duas filhas lindas, Kassiane e Kauane. O foco principal do blog é informação com responsabilidade e coerência, doa a quem doer!

Você pode gostar...

Deixe um comentário