Chefe do cartório eleitoral em Petrolina explica como justificar voto

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já disponibilizou o formulário para quem vai justificar o voto neste domingo (2) durante as eleições municipais. No Sertão de Pernambuco, o chefe do Cartório Eleitoral, Edvanilson Araújo, explica a função desse formulário e quando é necessário o seu uso.

De acordo com Edvanilson, o eleitor que estiver fora de seu domicílio eleitoral no dia da eleição terá de justificar a ausência por meio do formulário. O requerimento de justificativa eleitoral pode ser obtido gratuitamente na página do TSE.

“O eleitor vai acessar a página online do TSE, e ir até o ‘serviço ao eleitor’ e vai ter lá o formulário de justificativa. Ele preenche automaticamente no sistema. No dia da eleição, ele leva até uma seção eleitoral e faz a sua justificativa no próprio dia da eleição. Ao comparecer no dia da eleição, ele precisa apresentar um documento oficial com foto e precisa comparecer pessoalmente”, esclarece.

Segundo Ednanilson, quem não justificar até o dia da eleição, pode comparecer até a sede da justiça eleitoral no prazo de 60 dias. Após a eleição,  é preciso fazer uma justificativa presencial em um cartório eleitoral.  Depois desse prazo, o eleitor sofre uma multa de R$3,50 por não ter votado e nem justificado. (G1)

Everaldo

Licenciado em Física pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano. Professor de matemática e física do Ensino fundamental e médio da rede estadual de Pernambuco. Jornalista registrado sob o número 6829/PE, o blogueiro Everaldo é casado com Amanda Scarpitta e pai de duas filhas lindas, Kassiane e Kauane. O foco principal do blog é informação com responsabilidade e coerência, doa a quem doer!

Você pode gostar...

Deixe um comentário