Em Petrolina: Processo seletivo para contratados da Educação é alvo de nova denuncia

No mesmo dia em que a Prefeitura de Petrolina divulgou o resultado preliminar do processo seletivo simplificado do Edital 008/2017 uma nova denúncia sobre suposta fraude no concurso realizado pela Faculdade de Ciências Aplicadas de Petrolina (Facape) surge nas redes sociais.

Em uma rápida pesquisa no Google verificou-se que a prova aplicada no dia 28 de janeiro de 2018 já estaria  disponível na internet desde 22 de janeiro (6 dias antes da data da prova).

Os supostos cadernos de prova são para os cargos de assistente de criança e auxiliar de sala de aluno autista. Na folha de rosto com as instruções para preenchimento do gabarito e detalhamento do número de questões está destacado que a data de aplicação das provas seria 28 de janeiro conforme previsto no edital de retificação publicado no site da Facape.

Essa é a segunda denúncia relacionada ao processo seletivo dos contratados pela Secretaria Municipal de Educação.

A primeira diz respeito às provas aplicadas nos dias 16 e 17 de janeiro, primeira data prevista no edital. Na época os candidatos relataram que as questões de Português e Matemática, aplicadas na seletiva de professor na Educação Infantil foram iguais às do dia seguinte na seleção para assistente de criança e auxiliar administrativo.

Os candidatos também denunciaram que as provas na área de conhecimentos específicos estava com o nível acima dos conteúdos indicados no edital.

A Facape anulou a seletiva e remarcou o concurso para o dia 28 de janeiro, reunindo todas as categorias no mesmo dia de aplicação das provas.

Procuramos a instituição acerca da nova denuncia e sua assessoria de comunicação enviou a seguinte nota:

Acerca das denúncias de suposto vazamento de provas do Processo Seletivo para a Contratação de Profissionais Temporários para a Secretaria de Educação de Petrolina a Facape, instituição organizadora do certame, vem a público reafirmar, veementemente, a lisura de todo o processo.           

Alegações de que as provas estariam disponíveis no site da Faculdade, desde o dia 22 de janeiro de 2018, são totalmente inverídicas. Ao realizar pesquisas no buscador google, com as palavras chave “elemento coesivo questão facape” o usuário terá como resultado links que serão direcionados para arquivo em PDF da prova para o cargo de Auxiliar Administrativo. O conteúdo da referida prova utiliza-se de um texto, publicado da internet no dia 22/01/2018, como base para as questões 1, 2 e 3 (em anexo). Desta forma, a data indexada no buscador é a da publicação do texto, que consta no interior da prova, e não do dia de divulgação da prova no endereço eletrônico da Instituição.

Os gabaritos e provas, aplicadas no dia 28 de janeiro foram disponibilizadas para consulta, no endereço eletrônico da Instituição, a partir das 20h do mesmo dia. Portanto, as informações divulgadas foram distorcidas.       

A Facape, mais uma vez, tranquiliza os candidatos e garante que todo o Processo está sendo conduzido de maneira ilibada. A data para a divulgação do resultado está mantida para o dia 02 de fevereiro, sexta- feira. (Grande Rio FM)

Everaldo

Licenciado em Física pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano. Professor de matemática e física do Ensino fundamental e médio da rede estadual de Pernambuco. Jornalista registrado sob o número 6829/PE, o blogueiro Everaldo é casado com Amanda Scarpitta e pai de duas filhas lindas, Kassiane e Kauane. O foco principal do blog é informação com responsabilidade e coerência, doa a quem doer!

Você pode gostar...

Deixe um comentário