Lagoa Grande e outros municípios do Agreste e Sertão serão capacitados pela Sara

Entre os dias 10 e 20 deste mês, a Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária (Sara), por meio da Secretaria Executiva da Agricultura Familiar (Seaf), promoverá a capacitação do Programa Garantia Safra. Com investimento de R$ 46 mil, o treinamento acontecerá nas cidades de Lagoa Grande, Ouricuri, Salgueiro, Serra Talhada, Afogados da Ingazeira, Arcoverde, Garanhuns, Caruaru e Bom Jardim, envolvendo um público estimado em 700 pessoas.

A capacitação é destinada aos secretários municipais de Agricultura, extensionistas do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), membros da sociedade civil (Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável) e sindicatos. “O objetivo da capacitação é garantir que o programa seja executado de maneira correta, nos municípios, dando acesso aos agricultores que realmente se enquadram nas diretrizes do programa, garantindo as
condições mínimas de segurança nutricional e alimentar dos agricultores aderidos”, esclarece o coordenador estadual do Garantia Safra, Tarcísio Pontes.

Durante a oficina, serão repassadas a legislação base, que regula o programa, bem como as novidades que atualizam a dinâmica do programa, a exemplo da nova comissão estadual, que irá julgar a defesa dos agricultores bloqueados em safras anteriores.

O programa consiste na liberação de um benefício (R$ 850), uma espécie de seguro, pago em cinco parcelas aos agricultores que registraram perda de lavoura, por conta da estiagem ou de chuvas excessivas. É uma iniciativa do Governo Federal, executada em parceria com Estados e municípios. Na safra passada, 120 mil agricultores foram aderidos, em Pernambuco.

Everaldo

Licenciado em Física pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano. Professor de matemática e física do Ensino fundamental e médio da rede estadual de Pernambuco. Jornalista registrado sob o número 6829/PE, o blogueiro Everaldo é casado com Amanda Scarpitta e pai de duas filhas lindas, Kassiane e Kauane. O foco principal do blog é informação com responsabilidade e coerência, doa a quem doer!

Você pode gostar...

Deixe um comentário