Índices de feminicídio em Pernambuco registram queda de 17% em setembro

As estatísticas da criminalidade no Estado continuam em curva descendente. Assim, os casos de feminicídio também registraram queda em setembro. Foram cinco registros durante o mês, o que representa uma queda de 17% em relação a setembro de 2017, que contabilizou seis ocorrências do tipo. No geral do ano, entre os meses de janeiro e setembro, a queda chega a 14% (54 crimes, neste ano, contra 63 no mesmo período do ano passado).

Em setembro deste ano, as notificações de estupro diminuíram de 217 para 180 em contraposição ao mesmo mês no ano passado, um percentual de redução de 17,05%. As vítimas de violência doméstica contra a mulher também estão registrando mais denúncias contra seus agressores neste ano. A somatória dos registros policiais desse tipo de crime, entre janeiro e setembro, foi de 28.989, 19,64% acima dos 24.231 contabilizados no período correspondente em 2017. O aumento do mês de setembro, notadamente, chegou a 16,96%, saindo de 2.747 casos no ano passado para 3.213 este ano.

MOTIVAÇÃO – Em setembro deste ano, 72,5% dos homicídios foram motivados por tráfico de drogas, acerto de contas e outras atividades criminais. Considerando o ano de 2018, até setembro, essa proporção é de 68,95%. Entre as vítimas dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs), perpetrados no nono mês deste ano, 65% não tinham sido submetidas ao sistema de jurisdição criminal, percentual próximo ao do acumulado entre janeiro e setembro, que foi de 63%.

Confira, a seguir, os 91 municípios, mais o Distrito de Fernando de Noronha, que não registraram homicídios no mês de setembro: Belo Jardim, Toritama, Itamaracá, Ouricuri, Aliança, São Caetano, Trindade, Floresta, Agrestina, Vicência, Bom Jardim, Taquaritinga do Norte, Lagoa do Itaenga, Vertentes, Panelas, Altinho, Água Preta, João Alfredo, Cabrobó, Sertânia, Macaparana, São José do Belmonte, Belém de São Francisco, Lagoa Grande, Lagoa do Carro, Jupi, Pedra, Caetés, Santa Maria do Cambucá, Lagoa dos Gatos, Araçoiaba, Afogados da Ingazeira, Itaquitinga, Parnamirim e Iati.

Também fazem parte dessa relação os municípios de Passira, São José do Egito, Bodocó, Jurema, Inajá, Tacaimbó, Cortês, Saloá, Tabira, Casinhas, Flores, Chã Grande, Sanharó, Poção, Sairé, Maraial, Orobó, Jatobá, Mirandiba, Jucati, Angelim, Chã de Alegria, Santa Cruz, Triunfo, Manari, Betânia, Ferreiros, Tacaratu, Serrita, Machados, Buenos Aires, Paranatama, Itapetim, Dormentes, Palmeirina, Vertente do Lério, Terezinha, Carnaíba, Verdejante, Santa Terezinha, Calçado, Santa Filomena, Iguaraci, Ibirajuba, Afrânio, Camutanga, Cedro, Itacuruba, Terra Nova, Calumbi, Granito, Solidão, Brejinho, Quixaba, Salgadinho, Ingazeira e Fernando de Noronha.

Everaldo

Licenciado em Física pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano. Professor de matemática e física do Ensino fundamental e médio da rede estadual de Pernambuco. Jornalista registrado sob o número 6829/PE, o blogueiro Everaldo é casado com Amanda Scarpitta e pai de duas filhas lindas, Kassiane e Kauane. O foco principal do blog é informação com responsabilidade e coerência, doa a quem doer!

Você pode gostar...

Deixe um comentário